Lançamento do livro "O códice endiabrado: da sublevação nas Minas em 1720", de Rodrigo Bentes Monteiro.

o_codice_endiabrado.pngO Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Arquivo Público Mineiro, convida para o lançamento do livro: "O códice endiabrado: da sublevação nas Minas em 1720", de Rodrigo Bentes Monteiro.

O evento contará com uma roda de conversa com o autor Rodrigo Bentes Monteiro e Sérgio Alcides (FALE/UFMG), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Haverá sessão de autógrafos na sequência.

Sobre o livro:

Cheio de histórias e fábulas que se misturam, fascinam e cativam o leitor, o livro se debruça sobre um manuscrito anônimo e misterioso que narra o clima revoltoso das Minas do século XVIII e as medidas tomadas para sufocar a Revolta de Vila Rica em 1720, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos. A autoria do manuscrito foi atribuída posteriormente ao então Governador da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, o Conde de Assumar.

O texto atravessou séculos e oceanos, produziu polêmicas sobre o nobre militar português que governou Minas Gerais e foi responsável por sufocar a conhecida Revolta de Vila Rica, sendo posteriormente nomeado Vice-Rei da índia. Bentes Monteiro explora a memória e os feitos do Conde de Assumar e nos apresenta um questionamento: seria o Conde herói ou vilão?

O manuscrito original do Discurso Histórico está sob a guarda do Arquivo Público Mineiro e foi um dos principais objetos de análise do autor para a construção do livro.

Sobre o autor:

Rodrigo Bentes Monteiro é professor titular de História Moderna na Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do "Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna" da mesma Universidade. Também é doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

- 21/11/2023

- 10h

- Av. João Pinheiro, 372 - BH

Entrada franca.

#APM #Livros #GovernoDeMinas #MinasAvança #CulturaETurismoMG #MinasCriativa #MinasLiterária #EmpregoERenda #EconomiaDaCriatividade #MaisTuristas #ALiberdadeMoraEmMinas #VemPraMinas