Pesquisadores

 

 

Francisco Eduardo de AndradeFrancisco Eduardo de Andrade

Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na École des hautes études en sciences sociales (EHESS, França) e na Université Paris Nanterre. Professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com diversos trabalhos publicados sobre historiografia de Minas e história do Brasil (notadamente, de Minas Gerais do período colonial). Suas pesquisas, que convergem para a história sociocultural, abordam os seguintes temas: historiografia da região mineira; fronteira e territorialidade colonial (práticas minerárias e agrárias); poderes, instituições religiosas e administração estatal da América portuguesa.

 

Vanessa Cerqueira TeixeiraVanessa

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Eduardo de Andrade. Atualmente é bolsista Capes, pesquisadora vinculada à linha de pesquisa Poder Espaço e Sociedade do PPGHIS-UFOP e integrante do Núcleo de Pesquisa Impérios e Lugares do Brasil (UFOP). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, e mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Áreas de interesse: História Cultural, História do Brasil Colônia, História de Minas Gerais, História da Arte e Arquitetura, Irmandades Religiosas e Cultura Barroca.

 

 

 

 

 

MauraMaura Silveira Gonçalves de Britto

Doutoranda e Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, com Especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), Técnico em Conservação e Restauração de Bens Móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto (2007) e Graduação em Estudos Sociais, habilitação em História, pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (2002). Professora efetiva da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Pesquisa sobre o universo da prática de oficios mecânicos entre escravos e libertos nas Minas do Ferro, no decorrer do século XIX. Integra os grupos de pesquisa "ILB: Núcleo de Pesquisa Impérios e Lugares no Brasil" (DEHIS/ICHS/UFOP) e "Escravismo Atlântico: Família, Riqueza e Cultura" (FAFICH/UFMG). Atualmente, atua nos Projetos de Extensão "Per  vias  et locos" e   “História de Minas Gerais (séculos XVIII-XIX): perspectivas teórico-metodológicas para o ensino”, ambos vinculados ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

Flávio Augusto de Freitas Teixeira  Flávio Augusto de Freitas Teixeira

Flávio Augusto de Freitas Teixeira é Graduado e Mestre em História pela  Universidade Federal de Viçosa, cursando atualmente Doutorado no Programa de    Pós- Graduação em História da UFOP.  É professor da Rede de ensino público e privada em Minas Gerais, atuando como colaborador externo do Projeto Per Vias. Suas investigações tratam a História da Igreja Católica e a criação de arraiais de capelas e freguesias na Província Mineira.

 

 

 

 

          Luiz Alves

LuizDoutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Eduardo de Andrade. Bolsista Capes e pesquisador vinculado à linha de pesquisa Poder, Espaço e Sociedade. Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto - PPGHIS/UFOP (2017-2019). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Unica de Ipatinga (2020-2020). Possui graduação em História - Licenciatura Plena (2011-2015) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Áreas de interesse: História Religiosa, História Política, História do Brasil na 1ª República, História de Minas Gerais, Cultura e Patrimônio Histórico.