Francisco Eduardo de Andrade
Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na École des hautes études en sciences sociales (EHESS, França) e na Université Paris Nanterre. Professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com diversos trabalhos publicados sobre historiografia de Minas e história do Brasil (notadamente, de Minas Gerais do período colonial). Suas pesquisas, que convergem para a história sociocultural, abordam os seguintes temas: historiografia da região mineira; fronteira e territorialidade colonial (práticas minerárias e agrárias); poderes, instituições religiosas e administração estatal da América portuguesa.
Vanessa Cerqueira Teixeira
Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Eduardo de Andrade. Atualmente é bolsista Capes, pesquisadora vinculada à linha de pesquisa Poder Espaço e Sociedade do PPGHIS-UFOP e integrante do Núcleo de Pesquisa Impérios e Lugares do Brasil (UFOP). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, e mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Áreas de interesse: História Cultural, História do Brasil Colônia, História de Minas Gerais, História da Arte e Arquitetura, Irmandades Religiosas e Cultura Barroca.
Felipe José Flausino Santiago
Graduado em História pela UFOP (2013). Mestrando pelo UFOP vinculado a linha de pesquisa: Poder, Estado e Sociedade. Bolsista FAPEMIG. Pesquisa temas relacionados a confrarias religiosas, principalmente as Ordens Terceiras, que atuaram em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX, bem como as relações de poder e formação do território que estavam inclusas respectivas agremiações. Atua como professor dos níveis médio e fundamental e em Programas de Educação Patrimonial e de História Local desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Mariana (MG).
Maria Clara Gomes
Graduanda em Histórias pela UFOP, possui experiência em História Moderna com foco nos reinos de Portugal e Espanha. Atualmente trabalha em um projeto de Iniciação Científica cujo título é "Festa amotinada: a gênese da revolta nas festas religiosas nos reinos de Portugal e Espanha na Idade Moderna".
Maura Silveira Gonçalves de Britto
Doutoranda e Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, com Especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), Técnico em Conservação e Restauração de Bens Móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto (2007) e Graduação em Estudos Sociais, habilitação em História, pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (2002). Professora efetiva da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Pesquisa sobre o universo da prática de oficios mecânicos entre escravos e libertos nas Minas do Ferro, no decorrer do século XIX. Integra os grupos de pesquisa "ILB: Núcleo de Pesquisa Impérios e Lugares no Brasil" (DEHIS/ICHS/UFOP) e "Escravismo Atlântico: Família, Riqueza e Cultura" (FAFICH/UFMG). Atualmente, atua nos Projetos de Extensão "Per vias et locos" e “História de Minas Gerais (séculos XVIII-XIX): perspectivas teórico-metodológicas para o ensino”, ambos vinculados ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto.
Fiama Ribeiro dos Santos
Graduada em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Mestranda pelo Programa de Pós - Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Uma das autoras do livro "Carolinas", lançado em abril de 2021 em parceria com a FLUP (Feira Literária das Periferias) e a editora bazar do tempo. Filiada ao grupo de pesquisa ILB (Império e Lugares no Brasil), pela UFOP. Membro do Projeto de Extensão "Per Vias et Locos", pela UFOP.
Rafaella de Melo Freitas
Graduanda em história (LIC) pela Universidade Federal de Ouro Preto, com ingresso em 2020. Possui interesse nas áreas de estudos de História do Brasil Colônia, com enfoque em estudos das estruturas socioeconômicas e culturais de Minas Gerais. Atualmente trabalha em um projeto de Iniciação Científica cujo título é "O direito dos quintos em Vila Rica: as listas de escravos e as cobranças entre 1719 e 1738".