Conteúdo audiovisual
Seção convidados - Com luz de ferreiro: práticas do ofício nas minas do ferro escravistas, século XIX
Nesta live, conversamos com a Prof. Ma. Maura de Britto sobre a sua pesquisa de mestrado. Trata-se de um estudo sobre o ofício e oficiais de ferreiro no contexto escravista do século XIX, nas Minas Gerais.
Seção Convidados - Afro Patrimônio: História, Memória e Educação
Conversamos com a Prof. Dra. Janete Flor de Maio (DEETE UFOP) sobre as potencialidades do Afro Patrimônio para o estudo da História, pesquisas sobre memórias e ensino.
Seção Convidados - Famílias Plurais: conjugalidades na mestiça e escravista Minas
Confira a conversa com Igor Santos sobre o livro de sua dissertação de mestrado, "Famílias Plurais: conjugalidades na mestiça e escravista Minas colonial"! Discutimos historiografia da escravidão, mestiçagens, significados de família e abordagens do tema no ensino de história.
Seção Convidados - Os eflúvios do progresso: as práticas do IPHAN em Mariana, Minas Gerais (1937-1967).
Live com o Mestre Gabriel Luz de Oliveira (PPGHIS UFOP) sobre as políticas de patrimonialização do IPHAN e a atuação deste Intituto na cidade de Mariana. Conversamos sobre questões antigas e atuais a respeito da administração patrimonial.
Seção Convidados - Patrimônio, História e Arte: o acervo da Paixão do Carmo de Ouro Preto (MG)
Conversamos com a Profa. Dra. Lia Brudin sobre sua pesquisa de mestrado, em que estudou o acervo da Paizão, exposto na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto.
Seção Convidados: Os nomes de escolas públicas na cidade de Mariana: microtoponímia urbana
Conversamos com a Profª Ma. Beatriz Latini Gomes Neta acerca de sua pesquisa de mestrado, que aborda os significados dos nomes de escolas, o resgaste das histórias envolvidas e as representações do patrimônio. Beatriz é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras UFOP e professora na Escola Estadual Dom Silvério, em Mariana/MG.
Seção Convidados - A estrutura fundiária urbana de Vila Rica e a sociedade mineira setecentista.
Segunda live do Per Vias et Locos! Dessa vez convidamos o Prof. Tercio Veloso, doutor pela UFOP e atualmente professor na cidade de Boa Esperança, nas escolas E. E. Dr Joaquim Vilela e Colégio Padre Júlio Maria. Falamos um pouco sobre a estrutura fundiária de Vila Rica durante o século XVIII.
Seção Convidados - Em busca do Chico Rei: mito e história na lenda negra do Alto da Cruz
Confira o vídeo da live em que o Prof. Dr. Tarcísio de Souza Gaspar aborda as relações entre o Palácio Velho, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz e a narrativa de Chico Rei. Os caminhos da pesquisa e a abordagem deste tema no ensino básico foram pontos importantes da nossa conversa!
300 anos da catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar
A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei acaba de completar 300 anos e o Mapa do Patrimônio conta a história desta principal igreja da região, no documentário "Catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar - 300 anos".
Micro-história e Espacialidade
Conferência Micro-história e Espacialidade - IV Seminário Internacional Micro-história, Trajetórias e Imigração
Convidado: Prof. Dr. Ângelo Torre - Università del Piemonte Orientale. Debatedora: Profa. Dra. Maíra Vendrame - UNISINOS.
Traçados Africanos no patrimônio material de Ouro Preto
Mesa organizada pelo Núcleo de Pesquisa CNPq Impérios e Lugares no Brasil. Palestrantes:
- Profª Drª Mariza de Carvalho Soares (UFRJ), "Limites e possibilidades da história conjectural: o caso do porão de Ouro Preto";
- Profª Drª Claudia Regina Plens (Unifesp), "Arqueologia e arte parietal no contexto da escravidão urbana em Ouro Preto";
- Profº Drº Francisco Eduardo de Andrade (UFOP), "Morar, agenciar na vizinhança dos negócios em Vila Rica";
- Mediadora: Profª Drª Claudia Chaves (UFOP).
Os baixos relevos da antiga rua Direita em Ouro Preto
Esta gravação foi feita por ocasião da mesa redonda "Relações Sociais e Culturais em Minas Setecentistas", no Seminário "Os 300 anos da Revolta de Vila Rica e da Capitania de Minas Gerais", durante a Primeira Mostra Multi Interações da UFOP (08-26, julho, 2020), uma realização da Pró-reitoria de Extensão - Curadoria de Memória da Universidade Federal de Ouro Preto, sob coordenação dos professores Janete Flor de Maio Fonseca, Maria do Carmo Pires e Francisco Eduardo de Andrade.
Viagem 3D pela Belo Horizonte do século 19
Conheça o antigo Curral del Rei, o arraial que desapareceu para a construção de Belo Horizonte! Essa viagem 3D pelo velho povoado mineiro, pouco antes de sua desaparição, é fruto do Projeto Paisagens Pitorescas (IFMG-OP). A criação do cenário virtual foi feita graças à uma longa pesquisa iconográfica, envolvendo fotos antigas, relatos, mapas, pinturas de época e descrições topográficas.