
Na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, às 14h, será realizada a defesa de tese do pesquisador Gabriel Luz de Oliveira. O trabalho, intitulado “É da humanidade, mas não da comunidade: patrimonialização, experiências urbanas e dinâmicas socioespaciais em Ouro Preto, Minas Gerais (1938-1988)”, investiga as dinâmicas urbanas e as experiências socioespaciais resultantes do processo de patrimonialização da cidade.
O pesquisador analisa como a patrimonialização, ao mesmo tempo em que buscou preservar o espaço urbano, produziu escassez de solo e intensificou desigualdades socioespaciais. Essa análise integra as dimensões materiais e subjetivas da cidade, observando as tensões entre preservação e crescimento urbano e analisando como essas disputas moldaram Ouro Preto enquanto espaço construído, disputado e ressignificado historicamente.
Orientado pelo Prof. Dr. Marco Antonio Silveira, o trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados pelas comunidades locais diante das políticas patrimoniais.
A defesa será realizada de forma online e está aberta ao público interessado. Para acompanhar, basta acessar o link da videochamada no Google Meet: https://meet.google.com/jxq-rewg-uyd.
Não perca essa oportunidade de conhecer uma pesquisa relevante para os estudos sobre Ouro Preto e o patrimônio cultural!