Normas da publicação


O projeto de extensão Per Vias et Locos divulga e publica artigos, resenhas, roteiros de visita técnica, entrevistas, relatos de experiência e material pedagógico (planos de aulas e outros gêneros). 
Os artigos não precisam ser inéditos, desde que haja indicação da origem do material na primeira ou na segunda notas de rodapé (DOI, link do artigo, informação sobre produção de origem, etc). 
As resenhas devem se referir a obras que dialogam com o eixo historiografia, território e patrimônio de Minas Gerais e do Brasil. 
Os roteiros de visita técnica devem tratar de locais patrimonializados ou que têm função de reunião ou de conservação de patrimônio para determinada comunidade, como igrejas matrizes e filiais, casarões, praças, bairros, circuitos urbanos. 
As entrevistas serão feitas com pessoas responsáveis por instituições de gestão patrimonial, como arquivos e museus. Devem apresentar um breve histórico da instituição, como introdução à entrevista, que será feita a partir de perguntas instigantes sobre a instituição e o patrimônio abrigado.
Os relatos de experiência têm formato livre. Podem ser feitos, por exemplo, por professores da rede básica que relatem sua experiência docente em relação a determinado tema ou objeto do ensino de história, que tangencie a educação patrimonial.
Os materiais pedagógicos incluem planos de aulas, cujos temas devem versar sobre patrimônio de Minas Gerais e do Brasil. Incluem ainda cartilhas, kits didáticos e demais gêneros textuais que tenham objetivo de divulgar conteúdos, estratégias e práticas didáticas relacionadas à educação patrimonial e ao ensino de história.

Todos os arquivos recebidos serão avaliados pelo nosso comitê editorial.