O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGHIS/UFOP) lançou o edital de seleção para as turmas de mestrado e doutorado de 2026, ofertando 37 vagas para o mestrado e 25 para o doutorado, distribuídas entre três linhas de pesquisa: Poder, Espaço e Sociedade; Ideias, Linguagens e Historiografia; e Poder, Linguagens e Instituições. As inscrições estarão abertas do dia 14/07 ao dia 15/08 de 2025, conforme cronograma divulgado no site do programa.
Criado em 2007, com o mestrado, e ampliado em 2013 com a abertura do doutorado, o PPGHIS consolidou-se como um importante centro de pesquisa histórica no país. Inicialmente voltado para os estudos sobre o Brasil dos séculos XVIII e XIX, bem como para a teoria da história e historiografia, o programa expandiu suas áreas de atuação, incorporando temas como História Antiga, História da América, Ensino de História e História do Tempo Presente, o que permitiu atrair uma comunidade acadêmica cada vez mais diversa.
A excelência do programa é evidenciada pela proximidade com importantes arquivos históricos de Minas Gerais, pela qualificação de seu corpo docente e pela nota 5 obtida na avaliação da CAPES. Ao longo dos anos, o PPGHIS passou por uma significativa renovação docente, o que fortaleceu suas linhas de pesquisa e possibilitou a reestruturação da área de concentração para Poder e Linguagens. Desde 2014, o processo seletivo passou a ser unificado para mestrado e doutorado, com avaliações realizadas por bancas específicas.
Além do compromisso com a formação acadêmica e com a pesquisa histórica, o programa se destaca por sua política de inclusão, tendo sido um dos pioneiros na UFOP a adotar cotas raciais no processo seletivo de pós-graduação. O PPGHIS visa formar docentes e pesquisadores capacitados, contribuir com políticas públicas de preservação do patrimônio histórico e ampliar a circulação da produção acadêmica nacional e internacional. O edital e demais informações estão disponíveis no site:https://ppghis.ufop.br/turma-2026#