O projeto, desenvolvido pela Profª. Dra. Maura Silveira Gonçalves de Britto, visa promover o estudo da história de Santa Rita de Ouro Preto e localidades adjacentes através da pesquisa de campo e análise de documentação histórica referente ao período de formação do povoado que deu origem ao distrito no século XVIII, acompanhando suas características demográficas, socioeconômicas e culturais, ao longo do setecentos e oitocentos.
As atividades estão vinculadas ao projeto de extensão universitária Per Vias et Locos, do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto.
As ações preveem a pesquisa em documentação censitária, cartorial e eclesiástica sobre o Arraial de Santa de Ouro Preto para estimular o conhecimento acerca das origens familiares dos estudantes, suas práticas devocionais e elementos culturais ainda presentes em seu cotidiano. E ainda apresentar aos estudantes uma perspectiva de carreira profissional como historiadores, restauradores, museólogos, entre outras profissões relacionadas à questão de preservação de patrimônio histórico cultural.
Além da visita ao Arquivo Público de Ouro Preto, os estudantes também conheceram as instalações do Curso de Conservação e Restauração de bens móveis, oferecido pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Através do “Trilhas do Futuro”, o curso oferece uma possibilidade de carreira profissional na área das Humanidades. O que, a médio e longo prazo, tem um efeito multiplicador nas ações de preservação do patrimônio no distrito de Santa Rita de Ouro Preto e adjacências.

